NOTÍCIAS > 14/07/2015 - RELATóRIO GERAL DO BRAZIL GAMES 2015.  

  • SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POOMSAE
Nos dias 1 e 2 de julho de 2015, visando o exame especial do Kukkiwon no Brasil, aconteceu o seminário internacional de poomsae com o instrutor Grão Mestre Jong Beom Park, o qual foi auxiliado e traduzido pelo Mestre Ji Woong Paik. O GMS Park é atualmente considerado um dos melhores seminaristas de Poomsae do mundo.

O seminário aconteceu nas amplas instalações do Colégio Nova Geração (Aclimação – SP), nos horários das 09:00 às 17:00 com intervalo de 1h30.

Inscreveram-se mais de 200 candidatos, entre eles os faixas pretas (3º a 7º Dan) nacionais, que buscavam o reconhecimento internacional através do certificado do Kukkiwon. No entanto, apenas 150 candidatos puderam efetivamente participar do seminário, pois houve uma rigorosa pré-aprovação documental pela comitiva do Kukkiwon.

Durante esses dois dias foram lecionados os Poomsaes de Koryo a Chongwon. O GMS Park conduzia seus ensinamentos dividindo da seguinte forma:
Para cada poomsae, houve o ensinamento de movimento a movimento. Os movimentos das pernas em sintonia com os dos braços, dobra das pernas visando os chutes de forma equilibrada e harmônica, o movimento do eixo das pernas no chão, e a dobra das pernas no ar.
Na base jutchumsogui, conduzia apenas os movimentos dos braços e das mãos, para apenas exercitar a função dos braços com a harmonia na respiração.
Depois cada Poomsae era divido em etapas para exercitar a direção, e principalmente da visão.
Por fim, o poomsae completo era executado inúmeras vezes para aplicar todos os ensinamentos do GMS Park que exigiu dos candidatos, a saber: mais leveza, firmeza, sequência corretas, movimentos corretos, movimentos conjugados e sequenciais, velocidade dos movimentos corretos (lentos e rápidos dependendo de cada movimento) entre outros.

O seminário foi um sucesso total, onde todos os participantes se empenharam e puderam aperfeiçoar suas técnicas e melhorar seus conhecimentos.


  • RELATÓRIO DA REUNIÃO OCORRIDA ENTRE O PRESIDENTE DA KUKKIWON E MESTRES E GRÃO MESTRES.
Às 18h00 do dia 01/07/15 nas dependências do Free Palace Hotel, juntamente com cerca de 30 Mestres, Grão-mestres e também do Presidente da FETESP, o Grão Mestre Yeo Jun Kim, bem como o presidente da Liga Nacional de Taekwondo o Grão Mestre Yeo Jin Kim, contamos com a reunião extraordinária realizada com o vice presidente do Kukkiwon Grão Mestre Oh, Hyun Deuk;

Após apontamentos realizados pelo Grão Mestre Yeo Jim Kim deu-se inicio à reunião, onde foi dada a palavra ao Vice presidente da Kukkiwon que declarou estar satisfeito com a importância do evento em face dos últimos acontecimentos gerados no âmbito nacional, expressando interesse e apreensão quanto aos ocorridos e seus consectários decorrentes de intervenções diretas na modalidade.

Questionado por inúmeros  participantes da reunião, o presidente se mostrou entusiasmado em relação à união dos dois irmãos para que os problemas administrativos que assolam a modalidade possam trazer tranquilidade à modalidade tanto na seara administrativa como na pratica do desporto em todo território Nacional;

O vice presidente da Federação de Taekwondo do estado de Minas Gerais, Mestre Marcelino Soares que igualmente compôs a mesa de reunião do Kukkiwon, fez questionamentos sobre a gestão do Taekwondo brasileiro e todos os problemas vinculados a ela, que já é de conhecimento de todos. O vice presidente do Kukkiwon ressaltou a importância da união dos taekwondistas para que haja um sistema justo, correto e transparente, fazendo crer que a Kukkiwon será informada dos problemas trazidos à baila.

Além disso pontuou sua importante participação frente a WTF como conselheiro para por em discussão a situação e circunstância crítica vivenciada pelos praticantes e dirigentes afetados e se prontificou a auxiliar em tudo que seja possível tanto em relação à Kukkiwon como frente à WTF.

Após pontuar as questões, questionar a legalidade da Kukkiwon no Brasil e demais questões relacionadas a reunião foi encerrada por volta das 20:30 com a confraternização entre todos.


  • RELATÓRIO DOS STAFFS
O 45º Brazilian taekwondo Festival & 19ª Brazil Games foi um sucesso, com mais de 1050 atletas inscritos, mais de 600 jovens dos projetos socioeducativos que participaram da graduação, tudo num ambiente tranquilo e organizado, graças a atuação de equipes de apoio e staffs, além dos organizadores, mestres e suas equipes, sempre comprometidos, zelando em todos os itens para realizar um evento digno dessa grandeza.




  • ANISTIA E EXAME DA KUKKIWON
No dia 03/7 foi realizado na Academia Liberdade, sito à Rua Conselheiro Furtado,1044 no bairro da Liberdade em São Paulo , o Exame para Regularização de Dan e Anistia da Kukkiwon.

O exame teve início às 14:00 e no discurso de abertura o Vice-Presidente da Kukkiwon, Grão-Mestre Oh, Hyun Deuk, desejou um bom exame à todos reconhecendo todo esforço e dedicação dos candidatos nos 2 dias de seminário que antecederam o Exame. O presidente da FETESP, o Grão Mestre Kim, Yeo Jun agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância deste exame de regularização de Dan promovido pela Kukkiwon no Brasil, oportunidade que Mestres de várias regiões do País aguardavam ansiosamente e que agora era chegado o momento de todos prestarem um bom exame.Ressaltou ainda, que nunca na história dos exames de regularização de Dan a Kukkiwon havia destacado um comitiva de tão alto escalão.

Após os discursos iniciais, a banca examinadora foi composta pelos membros da Kukkiwon,a seguir:

Grão- Mestre Kim, Choon-Keun - Presidente do Cômite Técnico do Kukkiwon;
Grão-Mestre Kim, Tae-Seon - Membro do Cômite Técnico do Kukkiwon,
Grão Mestre Park,Jong-Beom - Presidente do Cômite Educacional da KTA                                                      
Campeão Mundial de Poomsae

Os serviços administrativos ficaram a cargo do Mestre Na,Young-Jip - Chefe do Setor Internacional da Kukkiwon.

O Mestre Ji, foi o responsável pela tradução do coreano para o português e o Professor Marcelo Chagas foi quem deu os comandou para o Exame. O exame foi fechado para espectadores, ninguém além da banca examinadora e comissão organizadora podia ficar no dojan.

O vice- Presidente fez questão de acompanhar a avaliação dos candidatos.

Logo após a composição da banca examinadora, todos os candidatos se retiraram do dojan, ficando somente os candidatos à 4. dan.Os candidatos à 5. dan aguardaram no dojan paralelo, enquanto os outros candidatos ficaram esperando no andar inferior da Academia.

Quando os candidatos do 4. dan terminaram sua avaliação, entraram os candidatos ao 5. dan e os de 6. ficaram aguardando no dojan paralelo, e dessa maneira ocorreu até que os candidatos ao 7. dan fizessem o Exame.
Dada a seriedade e importância do Exame, havia muita tensão entre os candidatos e todos se ajudaram com o objetivo de serem aprovados.

Foram exigidos para cada dan  2 Poomsaes e mais um facultativo a partir do Koryo Poomsae;

Após a execução dos Poomsaes todos candidatos tiveram que colocar coletes (hogu) para o Kiorugui.

Ao término da avaliação dos Mestres candidatos ao 7. dan, todos retornaram ao dojan, onde o Grão Mestre Kim, Choon-Keun - Presidente do Cômite Técnico da Kukkiwon, parabenizou à todos pelo Exame e disse que todos têm a capacidade de fazer uma auto-crítica e saber se foi bem ou não, e que , aqueles que não fizeram um bom exame não devem desanimar e sim voltar para sua casa e sua academia com o espírito de querer treinar mais e aprimorar as suas técnicas e que aqueles que fizeram um bom exame não deveriam se sentir melhor do que os outros e sim solidários aos Mestres, pois esse é espírito do Taekwondo.

O Vice-Presidente Grão-Mestre Oh, Hyun Deuk, parabenizou à todos e que reconhece o esforço, a dificuldade em vir de várias regiões do Brasil para fazer o Exame e pediu à todos o compromisso dos Mestres em continuar treinando em busca da melhora contínua do Taekwondo.

Desejou à todos um bom retorno aos seus lares e familiares com o desejo de revê-los brevemente.

O Preisdente da FETESP Grão Mestre Kim, Yeo Jun, parabenizou à todos, agradeceu pela imensa participação e desejou boa sorte nos resultados, após os discursos finais foram tiradas fotos com os Grão-Mestres e candidatos onde todos receberam souvenirs da Kukkiwon.

O término do exame foi às 18:00

Atenciosamente,

Grão-Mestre Fabiano Morciani


  • RELATÓRIO BRAZIL GAMES PROJETOS
Dia 04 de julho estiveram presentes mais de 600 crianças no Ginásio Celso Daniel na Cidade de Mauá – SP, crianças que compõe os Projetos Sociais desenvolvido pela FETESP e Academia Liberdade com apoio do Governo do Estado de São Paulo pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através da Secretaria de Esporte, lazer e Juventude. Os dois projetos a que hoje atende 800 crianças e adolescentes em diversos pólos das cidades do no Estado, projetos denominados como “São Paulo não foge à luta – fase II” e “Taekwondo Educação e Progresso”, para exame de graduação e apresentação para o público, patrocinadores, Mestres e representantes da Kukkiwon.

Esta presença faz parte do planejamento desenvolvido pelos projetos, onde há um exame geral que reúne todos os pólos em um grande evento, que neste caso foi o Brazil Games 2015.

Os alunos participaram do exame de graduação que foi executado em uma sala anexa enquanto nas quadras ocorriam as competições de Poomsae e Mudo. Foram separados por pólos e graduações, tendo como banca examinadora Mestres da Fetesp, acompanhados pelos professores de cada polo, seguindo o currículo unificado estipulado para o projeto.

Os alunos surpreenderam pela qualidade das técnicas apresentadas no exame, tendo todos eles sido aprovados nas respectivas graduações.

Após o término do exame foi realizado uma apresentação na abertura oficial, na qual todos os alunos de ambos os projetos se apresentaram ao mesmo tempo, executando movimentos básicos, para a platéia e autoridades presentes, inclusive a alta cúpula da Kukkiwon.

O sucesso dos projetos “São Paulo não foge à luta” quanto o projeto “Taekwondo – educação e progresso” é visível, pois há uma inclusão social determinante, sendo que crianças e adolescentes de áreas de risco social, hoje consegue sonhar com um futuro melhor através do esporte e vemos isso acontecendo com a nossa modalidade, além de todos os benefícios diretos e indiretos que o Taekwondo oferece a todos os praticantes da arte marcial.


_MG_3781

Relatado por

Bel Rebello
Técnica e Instrutora do polo Jundiaí


  • RELATÓRIO BRAZIL GAMES
Sem sobras de dúvida é consagrado o maior evento de Taekwondo da América Latina, estamos falando do Brazil Games, pois reuniu mais de 1500 atletas na cidade de Mauá – SP, o festival contou com a graduação dos projetos da Fetesp e da Academia Liberdade, competições de lutas, poomse , quebramentos, apresentações e o mundial de duplas.

Foram dois dias de evento, onde tivemos 511 disputas realizadas, e com uma excelente organização as lutas ocorreram uma seguida da outra sem que as quadras permanecessem paradas, a equipe de apoio (staffs) colaborou de maneira essencial para o progresso do evento, os mestres colaboraram muito para que a organização fosse a melhor possível visto a grande quantidade de disputas e de pessoas envolvidas.

A categoria mirim teve 34 lutas, a infantil 83, a juvenil 178, a adulto 175 e a máster 41, foram disputadas mais de 300 medalhas de ouro que pontuaram para as equipes e no final da competição ocorreu a entrega dos melhores do evento, com a entrega dos cinturões de melhor técnico masculino e feminino, melhor academia (duas), melhor atleta masculino e feminino e as três grandes campeãs por equipe na pontuação geral.

O Ginásio Municipal Celso Daniel contou com toda estrutura, ou seja, banheiros e vestiários limpos, staffs, equipe médica com UTI móvel, alimentação e uma arquibancada com espaço suficiente para abrigar confortavelmente os 1500 atletas e seus convidados.

O balanço do evento foi bem positivo pois atingimos o objetivo de organizar com competência e finalizar o evento com sucesso.

Sem mais para o momento

Lucas Rebello
Diretor de competição


  • ARBITRAGEM
Fechamos a lista de árbitros convocados com antecedência requisitada a fim de organizar melhor a programação de cada um.

Recebemos várias solicitações de árbitros de outros Municípios, inclusive de outros Estados para atuarem nos dias 4 e 5 de julho. Agradecemos a todos e esperamos que nas próximas edições estejamos juntos.
Trabalhamos com árbitros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de várias cidades do Estado de São Paulo. Todos uniformizados com a nova camisa azul da FETESP tão elogiada pelo material e beleza.

Os árbitros foram divididos em quatro quadras , em todas as atividades nos dois dias de Brazil Games. Tivemos o sistema KPnP nas quatro quadras e elogios às quadras octogonais , mais um pioneirismo da FETESP . Agradecemos o Professor Eduardo Cesaro da academia Runner pela apoio na pesagem e nos dias de competições.

Foram feitas duas lutas de duplas demonstrativas para a comitiva do KUKKIWON assistir junto à quadra . Aprovaram e elogiaram a conduta dos árbitros nessas demonstrações e durante todo o evento.

Departamento de Arbitragem



  • RESULTADO GERAL
CLIQUE AQUI E CONFIRA


  • FOTOS

_MG_3586 _MG_3613 _MG_5357



 SEM NOTÍCIAS  

No momento não existem notícias a serem exibidas nesta área.

br es kr us

2017

Yeo Jun Kim
(+55.11) 98585-4300
www.mestrekim.com.br



|