NOTÍCIAS > 11/07/2014 - RELATÓRIO 18º BRAZIL TAEKWONDO GAMES   

44th BRAZILIAN TAEKWONDO FESTIVAL
18º BRAZIL GAMES e 44º ANIVERSÁRIO DE TAEKWONDO NO BRASIL



No dia 03 de Julho de 2014 foi iniciado a tão esperada 18ª Edição do BRAZIL GAMES. Neste ano comemorando também o 44º Aniversário do Taekwondo no Brasil. Eventos importantes se considerarmos que Brazil Games comemora sua maioridade e o Taekwondo é um esporte definitivamente enraizado neste País, há quase meio século. Este é um ano atípico, com o calendário brasileiro ocupado com a realização da COPA DO MUNDO FIFA, apesar disso os taekwondistas aguardaram ansiosamente a realização do Brazil Games, um evento que confraterniza desportistas de todos os Estados Brasileiros e também de outros Países. E de fato a resposta a esta edição foi surpreendente, mais de 60 academias inscreveram e mais de 1.000 atletas, oriundos de Estados como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo (capital e interior), ao todo 10 Estado e 02 países estrangeiros. O início do evento foi numa quinta-feira, com a entrega de credenciais e pesagem oficial dos atletas. Realizou-se o Seminário Internacional de Arbitragem e Sistema com Colete Eletrônico KPnP, nas dependências da Academia Liberdade.

No dia 4, sexta-feira, das 10 às 12 horas, na Academia Liberdade, houve o 16º Internacional Taekwondo Symposium, aberto ao público, com o Mestre U Jin Tae, ex-capitão do Korean Tigers Demo Team. É uma inovação pedagógica para auxiliar a dinâmica das aulas de taekwondo. Às 12 horas realizou-se o Congresso Técnico no salão do Hotel Free Palace, com a presidência do Mestre Donizete. Das 14 a 16 horas, no Dojan da Academia Liberdade, foi realizado o Exame de Faixa Preta Coletivo da FETESP. Graduaram 10 alunos para 1º Dan: Mauro Fruita (Liberdade); Rafael Argenta (Liberdade); Matheus Batista Correa (Equipe Carli Juventus); Enzo Lavazzo Del Vecchio (Equipe Carli Juventus); Dorothy Hiroko Miyaguni (Navi Fitness) e Rose Midori Ogawa (Navy Fitness) e 1 para 4º Dan Adriano Aparecido Bastos (grau de Mestre). A banca examinadora foi constituída pelo Grã Mestre Yeo Jun Kim, Grão Mestre Jung vindo especialmente de Colorado, Estados Unidos, Mestre Donizette Reinaldo da Silva, Mestre Hugo Oyama, Mestre Luiz Franciscatti, Mestre Wilson Lopez, Mestre Jonas Alves do Nascimento. As atividades encerram-se às 16 horas devido ao Jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

No dia 5, sábado, no Ginásio Mauro Pinheiro, as atividades iniciaram-se às 8 horas, com Reunião de Árbitros e Comissão Organizadora. Às 8:30 h cerca da 400 crianças do Projeto “São Paulo Não Foge a Luta”, demonstraram poonse e kiboronjak. Estas crianças vieram de todos os municípios contemplados com o Projeto (São Paulo, Jundiaí, Sorocaba, Barueri e capital). A seguir o Mestre U Jin Tae apresentou uma performance de taekwon dance acompanhado  por alunos taekwondistas brasileiros, que executaram coreografia do Korean Tigers, ensaiados pelo mestre.
Após todo este espetáculo, deu-se inicio a fase de competição: poonse, mudo, quebramento, kiha, saltos e grupos executando taekwondance. Às 11 horas com a presença das autoridades, realizou-se a cerimônia de abertura oficial do evento. As equipes participantes, representando seus Estados, clubes e academias, fizeram um desfile olímpico pelo estádio, reverenciando a mesa de autoridades. Estiveram presentes o Ilmo Senhor Luiz Flaviano Furtado Diretor do Complexo Ibirapuera, representando o Governo de São Paulo e o Secretario de Esportes da SELJ, Ilmo Senhor William Woo Secretario geral de parlamentar entre Brasil e Coreia, Sr Lee Se Yeong, Presidente do Centro Cultural da Coreia, Ilmo Senhor Grão Mestre Yeo Jin Kim Presidente da Federação de Arco e Flecha, Sr Mestre Kobayashi, Sr Grão Mestre Jung, além dos mestres convidados. O sr Luiz Flaviano Furtado, discursou elogiando a grandeza do Festival  e o espírito desportivo unindo o Brasil em torno de uma competição saudável e fraterna. A liderança do Grã Mestre Yeo Jun Kim foi lembrado por todos, que reafirmaram o apoio e parceria dos órgãos oficiais com a FETESP.
Houve entrega de faixas para os graduados e cinturão e troféu sendo a Academia Boreal representante das demais academias. Em sequência reiniciou-se as competições, desta vez as lutas Máster, faixas pretas e coloridas. As competições transcorreram sem incidentes maiores encerrando-se  às 18:30 h.

Dia 6, domingo as competições reiniciaram às 8 h, desta vez com as categorias Mirins e Infantil, e Junior faixas pretas e coloridas. Às 12 h realizou-se as competições de duplas, combinando-se atletas de alguns Estados (MG X RJ X SP x BA). Esta modalidade de competição está fortemente atraindo a atenção dos atletas pela velocidade e dinamismo das sequencias. É uma competição que realmente tem empolgado o público.

Às 14:30 h foi iniciado a hora tão esperada da premiação. Segue o resultado oficial dos campeões:

Academias Campeãs
Equipe Campeã DAEC (291 Pontos);
2ª Colocada Equipe Coes & Farina (253 Pontos) e
3ª Colocada Equipe FTEMG (252 Pontos);

Academia maior participação (sem junção das academias).
Metodologia Boreal de Taekwondo (47 atletas)

Melhor Técnico
Helisson  Rodrigues de Sá (FTEMG)

Academia destaque
COES & FARINA (ES)
SSVP (RJ)

Melhores Atletas do 18º Brazil Games
Taynara Rebecca M. L. Silva  (SP Integrando Campeões)
Marcelo das Chagas Santos   (SP Integrando Campeões)
Beatriz Felix                           (Reação)
Luiz Claudio Abreu Santos     (SSVP)

Atletas Campeão de Duplas

DU - 08 - Preta -72 Kg
Bruno B. Maccauro        São Paulo
Vitor Campos                São Paulo


DU - 10 - Preta +80 Kg
Emerson Mendes           Minas Gerais
Pedro Dutra                  Minas Gerais

Com a descontraída manifestação de alegria e fraternidade encerra-se a 44th Edição da BRAZILIAN TAEKWONDO FESTIVAL.
Em nome da Comissão Organizadora agradecemos a todos os atletas, técnicos, mestres e dirigentes pela participação e prestígio que nos deram. Agradecemos a diretoria da FETESP, a equipe de arbitragem, ao staffs, ao pessoal de apoio da Academia Liberdade e universidades e muitos outros que anonimamente colaboraram para a brilhante e perfeita realização deste Festival.

Em especial destacamos a figura do Grã Mestre Yeo Jun Kim que incansavelmente batalha pela grandeza do Taekwondo, sem se esmorecer perante adversidades que surgem pelo caminho. Se Taekwondo é o caminho dos pés e das mãos,  estamos em boas mãos e com os pés no chão.

Profª Luiza Yabiku
Diretora de Eventos da FETESP



CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO



 SEM NOTÍCIAS  

No momento não existem notícias a serem exibidas nesta área.

br es kr us

2017

Yeo Jun Kim
(+55.11) 98585-4300
www.mestrekim.com.br



|